“O processo de leitura possibilita essa operação maravilhosa que é o encontro do que está dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça”.
(Ruth Rocha)
Muitas pessoas comentam sobre a dificuldade de iniciar ou continuar uma leitura por conta do que intitulam de falta de tempo. Mas será que no dia a dia não sobram mesmo uns minutos nos intervalos ou na ociosidade?
Pensando rápido, revi algumas situações que a leitura se encaixa perfeitamente: dentro de uma condução, na cadeira de consultório aguardando atendimento, em filas, sentado em casa, aquela hora antes de dormir no conforto da cama, o tempo entre um café e outro e até mesmo no banheiro.
Se o seu querer está alinhado com a vontade de ler, mas você acha que não consegue, preparei dez dicas que podem te ajudar. Algumas delas eu aplico perfeitamente nos meus dias, além de cumprir metas de leitura que estabeleço simplesmente por prazer porque obrigação de leitura é enfadonha.
Vamos lá!
1 - Tenha sempre um livro em mãos
Não importa onde eu esteja (o livro está comigo). Carrego na bolsa, mochila, em mãos para que esteja sempre acessível onde eu estiver. Quando leio calhamaços, ou seja, livros grandes com mais de quinhentas páginas, geralmente os coloco no kindle por conta da leveza e praticidade. E quando não dá, coloco outro livro que pese menos e levo comigo.
2 – Fique longe do seu celular
Se contabilizar o tanto que já perdi olhando o feed das redes sociais, certamente essa seria a maior desculpa do que chamamos falta de tempo. Eu simplesmente coloco meu celular em outro canto da casa e só deixo tocar as chamadas emergenciais. É uma tentação ficar com o livro nas mãos e os olhos na tela do celular com suas possibilidades, muitas das vezes, tão vazias.
3 – Deixe um livro em cada cômodo da casa
Em nossa casa tem livro até no banheiro, aliás, principalmente no banheiro que é um lugar de muita paz, diga-se de passagem. Passeio por todos os cômodos e lá está aquela obra convidativa nos espionando.
4 – Aproveite as filas de espera, consultórios e transporte público
Pra que se irritar com a demora de atendimentos quando você pode substituir a sua irritação por uma leitura? As filas e os meios de transporte estão aí para que deixemos de fazer “vários nadas” e trocar por muitas leituras. Se contabilizar, você pode se surpreender com o tanto que conseguiu ler no decorrer da semana.
5 – Separe um cantinho de sua casa para a leitura
Minha preferência é ler deitada na cama por pelo menos uma hora antes de dormir, por isso o cantinho especial é no quarto, embora a biblioteca tão convidativa fique no escritório. O bacana é se acomodar em local com luz harmoniosa, poucos ruídos e que te faça bem.
6 – Intercale os gêneros literários.
Amo os clássicos, mas reconheço que quando só fico nessa vibe me canso do estilo. Sugiro então o que sempre faço: levo “uma surra” do meu gênero preferido, logo depois procuro outro estilo para conhecer novas perspectivas. Algo que sempre dá certo comigo: mesclo clássicos com terror, suspense ou policial. Os livros de contos e crônicas também são excelentes remédios contra o cansaço.
7 – Determine um número de páginas ou horas para ler por dia
Tudo depende como você encara a leitura. Eu encaro com prazer, mas nem por isso faço de qualquer jeito e acabei me tornando naturalmente criteriosa. A meta é ler 01 hora por dia (o que faço antes de dormir) e acabo lendo mais, já que dedico vários intervalos do dia a isso. Mas repito: é para te fazer bem e não o contrário que é ficar frustrado (a) por não conseguir.
8 – Descubra qual melhor horário do dia é melhor para a sua leitura
Nem tento pegar em qualquer livro após o almoço. Sinto muito sono, moleza e certo cansaço mental. Saber seu limite e horário preferido vai fazer toda a diferença para o rendimento. Meus hábitos de lazer são noturnos.
9 – Ouça áudio livros
Essa é uma dica ótima para ser usada em momentos que você está no escuro, sem um livro por perto e tem a companhia de um celular (nesse horário e situação o aparelho é fundamental). Baixe um aplicativo de áudio livro e pronto: basta escutar.
10 – Crie um Clube de Leitura com amigos
A leitura é algo individual de experiência única e própria, mas não necessariamente precisa ser solitária. Criar um Clube de Leitura online ou pessoal possibilita troca de diálogos, aprofundamento da obra, fórum de discussões, além de muita conversa despretensiosa sobre algo que tanto gosta.
---
É isso, pessoal! Compartilhei com vocês um pouco de minha rotina nesse mundo mágico da literatura. Espero que tenham gostado. Boa leitura!
yeeey, amei as dicas e já salvei aqui pra sempre olhar quando achar que estou lendo pouco, e ficando muito no cel. o que eu faço tbm é desligar o wifi enquanto estou lendo, assim não sou atrapalhada e ainda dá pro pessoal me ligar :D
ResponderExcluir