“Imaginação é quando a inteligência se diverte”
(Rita Lee)
Com letras que, segundo a censura da época, iam contra a moral e bons costumes, Rita Lee foi a cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira mais censurada do Brasil. Seu sucesso incomodou gente graúda e nem por isso deixou de ser reconhecida, alcançando a marca de 55 milhões de discos vendidos, numa carreira que começou com o rock e flertou com a psicodelia, pop rock, disco, new wave, MPB, bossa nova e eletrônica.
E é com essa mania de você que indico dois materiais incríveis que todo fã do rock brasileiro anos 70/80 vai se deleitar em ler e assistir: o livro "Rita Lee, uma Autobiografia" e o DVD "Rita Lee Jones".
A Biografia
Lançada em 2016, a autobiografia atravessa as primeiras lembranças da cantora e compositora até os dias atuais onde vive por escolha própria numa fazenda ao lado do seu par Roberto e muitos animais.
Das experiências com drogas, prisão, sexo, rock and roll, até a barra pesada do mercado musical e composições que viraram hits de sucesso, Rita nos conta intimidades familiares, relatos divertidíssimos e páginas com fotos até então inéditas.
Temos em mãos um apanhado de recordações das gerações unidas ao som do mais puro rock com aquelas pitadas psicodélicas da Banda Mutantes, na qual Rita fez parte. A obra é um deleite para fãs e curiosos sobre como funcionava o "sistema" artístico da época. Nada era fácil (nunca foi!).
Além da Biografia, a compositora, instrumentista, cantora e escritora tem lançado uma série de livros infantis que fazem filas durante suas raras aparições em público. "Amiga Ursa", "Dr. Alex", "Favorita" e Dropz" exaltam a amizade, consciência ecológica e humanidade.
O DVD
Já o DVD "Rita Lee Jones" oferece 58 minutos das músicas mais emblemáticas da carreira com destaque para "Mamãe Natureza", "Baila Comigo", "Caso Sério, "Lança Perfume" e outras canções aparentemente ingênuas, mas ambíguas quanto ao uso de drogas.
Rita está brilhante ao palco, com visual ultra Woodstock e aquela vibe super alto astral que só a nossa ovelha colorida e retro sabe nos brindar. A obra faz parte da série “Grandes Nomes” numa produção da TV Globo.
Set List do DVD:
1 Luz Del Fuego
2 Mamãe Natureza3 Doce Vampiro
4 Miss Brasil 2000
5 Mania de Você
6 Papai me Empresta o Carro
7 Esse Tal de Roque Enrow
8 Shangrilá
9 Baila Comigo
10 Caso Sério
11 João Ninguém
12 Bem-Me-Quer
13 Lança Perfume
14 Ôrra Meu
Curiosidades:
+ Rita Lee foi a compositora mais censurada do Brasil, e essa perseguição estendeu-se do período do estabelecimento da Ditadura Militar – 1964 – no de seu fortalecimento com a promulgação do Ato Institucional número 5, em 1968, e continuou mesmo depois da redemocratização do país, em 1985. Teve inúmeras letras proibidas, em função de, principalmente, “atentarem contra a moral e os bons costumes”. A repressão à sua arte evidencia o fato de comportamentos e posturas libertárias serem sempre ameaçadores, independentemente dos contextos políticos nos quais se insiram, ainda mais se oriundos da escrita feminina, interditada há muitos séculos em sociedades machistas.
+ Seu disco, “Fruto Proibido” de 1975, é um recorde de vendas de LPs de rock da década de 1970 (200 mil cópias). É deste disco a parceria com Paulo Coelho, a canção "Esse tal de roque enrow";
+ A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, tem o nome Rita em homenagem a cantora. Rita Lee escreveu em homenagem a Elis a canção “Doce de Pimenta”. Elis foi a única pessoa que a visitou na cadeia, por isso a rockeira dizia que Elis, apelidada de Pimentinha por Vinícius de Moraes, na verdade era uma pimenta doce;
+ Foi a partir de 1979 que Rita assumiu a dupla com o marido, o guitarrista Roberto de Carvalho, passando a compor canções melosas, do subgênero pop-romântico, derivado do pop, como “Mania de Você”;
+ A cantora abriu, com a banda Barão Vermelho, a pedido de Mick Jagger, o show dos Rolling Stones em 1995;
+ Em 2008 a revista Rolling Stone fez lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar;
+ Em 2014 estreou o musical “Rita Lee Mora ao Lado", estrelado por Mel Lisboa e baseado no livro homônimo de Henrique Bartsch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário